Colaboração entre membros
De persoon die dit onderwerp heeft geplaatst: Gil Costa
Gil Costa
Gil Costa
Portugal
Local time: 21:29
Lid
Frans naar Portugees
+ ...
Nov 19, 2009

Olá,

Gostaria de "ouvir" a vossa opinião sobre o seguinte assunto:

Há colegas que colocam questões mas que, invariavelmente, se esquecem de fechar a pergunta, manifestando, assim, total desprezo por quem acorreu em seu auxílio. Se, porventura, a resposta dada mereceu, pelo menos, dois "concordo", a questão é fechada automaticamente, mas se não for o caso, lá permanece eternamente aberta, ficando todos aqueles que colaboraram sem saber se a sugestão foi de alg
... See more
Olá,

Gostaria de "ouvir" a vossa opinião sobre o seguinte assunto:

Há colegas que colocam questões mas que, invariavelmente, se esquecem de fechar a pergunta, manifestando, assim, total desprezo por quem acorreu em seu auxílio. Se, porventura, a resposta dada mereceu, pelo menos, dois "concordo", a questão é fechada automaticamente, mas se não for o caso, lá permanece eternamente aberta, ficando todos aqueles que colaboraram sem saber se a sugestão foi de alguma utilidade.

Quanto a mim, o/a consulente deve, no mínimo, agradecer a todos que com ela/ela colaboraram e, das duas, uma: aceitar ou rejeitar a(s) sugestão(ões) atribuindo, ou não, pontos.

E, já agora: o que dizer daqueles(as) colegas que já colocaram quase 500 questões e nunca se dignaram participar com uma única sugestão?!

Gil
Collapse


 
Ligia Dias Costa
Ligia Dias Costa  Identity Verified
Portugal
Local time: 21:29
Engels naar Portugees
+ ...
SITE LOCALIZER
Nada a fazer Nov 19, 2009

Gil Gonçalves Costa wrote:

Olá,

Gostaria de "ouvir" a vossa opinião sobre o seguinte assunto:

Há colegas que colocam questões mas que, invariavelmente, se esquecem de fechar a pergunta, manifestando, assim, total desprezo por quem acorreu em seu auxílio. Se, porventura, a resposta dada mereceu, pelo menos, dois "concordo", a questão é fechada automaticamente, mas se não for o caso, lá permanece eternamente aberta, ficando todos aqueles que colaboraram sem saber se a sugestão foi de alguma utilidade.

Quanto a mim, o/a consulente deve, no mínimo, agradecer a todos que com ela/ela colaboraram e, das duas, uma: aceitar ou rejeitar a(s) sugestão(ões) atribuindo, ou não, pontos.

E, já agora: o que dizer daqueles(as) colegas que já colocaram quase 500 questões e nunca se dignaram participar com uma única sugestão?!

Gil


Caro Gil,

Esta discussão já foi tida inúmeras vezes aqui nos mais diversos fóruns. Não que isso lhe retire actualidade ou legitimidade. Mas, não há nada a fazer. Tem toda a razão. Pessoas educadas agradecem, fecham as perguntas, se encontrarem a resposta noutro lugar, colocam-na no glossário para nossa informação e ajudam os outros quando sabem a resposta a outras perguntas.

Pessoas educadas e civilizadas. Infelizmente, a distância que a Internet coloca entre as pessoas e mesmo uma certa impessoalidade, permite que estas situações sejam frequentes.

Nada a fazer. Apenas deixar de responder a quem não agradece ou a quem não fecha as perguntas. Não se irrite com isto. Não lhe vale a pena. Peço-lhe que continue a ajudar os colegas que merecem, já que as suas respostas são sempre válidas e interessantes.

Um abraço!

Ligia


 
Maria Teresa Borges de Almeida
Maria Teresa Borges de Almeida  Identity Verified
Portugal
Local time: 21:29
Lid 2007
Engels naar Portugees
+ ...
Pois... Nov 19, 2009

Totalmente de acordo! Recomendo-lhe paciência (e que também eu a tenha...) e faço minhas as palavras da Lígia. Um abraço,

Teresa Borges


 
Danièle Horta
Danièle Horta  Identity Verified
Frankrijk
Local time: 22:29
Portugees naar Frans
+ ...
o feitiço contra o feiticeiro Nov 19, 2009

Obrigada Gil,

Como sou neófita no ProZ, achava que eu tinha feito algum erro ao entrar
os dados, mas vejo que na realidade se trata de indelicadeza por parte dos colegas que colocam as questões.

E' realmente uma pena pois todos perdem com isto; o que poderia enriquecer o glossário fica perdido.
Mas perde também quem colocou a questão pois ele não se deu o trabalho de analisar as diferentes respostas que muitas vezes se completam e são tão intere
... See more
Obrigada Gil,

Como sou neófita no ProZ, achava que eu tinha feito algum erro ao entrar
os dados, mas vejo que na realidade se trata de indelicadeza por parte dos colegas que colocam as questões.

E' realmente uma pena pois todos perdem com isto; o que poderia enriquecer o glossário fica perdido.
Mas perde também quem colocou a questão pois ele não se deu o trabalho de analisar as diferentes respostas que muitas vezes se completam e são tão interessantes!

Acho que demonstra falta de seriedade. E falta de seriedade num mercado tão competitivo mata!

Um abraço PR/BR

Danièle
Collapse


 
Mafalda d'Orey de Faria
Mafalda d'Orey de Faria  Identity Verified
Portugal
Local time: 21:29
Engels naar Portugees
+ ...
Não dar resposta ou responder errado? Nov 19, 2009

Boa noite a todos,

É certo que é sempre simpático ter alguma informação acerca da ajuda que se tenta dar, mas ainda acho o menos grave.

O que me preocupa mais é quando o/a consulente acaba por escolher, por exemplo entre várias sugestões, a que está mais errada!

Sei que não há nada a fazer (também é assunto que já foi debatido) mas se entretanto algo mudou nas regras, gostaria de saber.
Claro que há sempre um 'discordo' que se pode se
... See more
Boa noite a todos,

É certo que é sempre simpático ter alguma informação acerca da ajuda que se tenta dar, mas ainda acho o menos grave.

O que me preocupa mais é quando o/a consulente acaba por escolher, por exemplo entre várias sugestões, a que está mais errada!

Sei que não há nada a fazer (também é assunto que já foi debatido) mas se entretanto algo mudou nas regras, gostaria de saber.
Claro que há sempre um 'discordo' que se pode seleccionar, mas tenho reparado que nem sempre ajuda.

Como a Lígia diz, vamos continuando a colaborar que sempre há-de valer a pena.

Abraços,

Mafalda
Collapse


 
Gil Costa
Gil Costa
Portugal
Local time: 21:29
Lid
Frans naar Portugees
+ ...
ONDERWERPSTARTER
Nada a fazer? Nov 20, 2009

É verdade, temos que ter paciência! Mas não deixa de causar desalento ver que os nossos colegas se estão pura e simplesmente borrifando para os nossos préstimos. Usam e... deitam fora!

Completamente de acordo com a colega Mafalda. O meu desalento também passa, por vezes, por aí: ver que foram preferidas respostas manifestamente erradas, em detrimento de respostas que estão correctíssimas. Às vezes, dou comigo a rir-me sozinho de algumas situações. Tenho vezes que protest
... See more
É verdade, temos que ter paciência! Mas não deixa de causar desalento ver que os nossos colegas se estão pura e simplesmente borrifando para os nossos préstimos. Usam e... deitam fora!

Completamente de acordo com a colega Mafalda. O meu desalento também passa, por vezes, por aí: ver que foram preferidas respostas manifestamente erradas, em detrimento de respostas que estão correctíssimas. Às vezes, dou comigo a rir-me sozinho de algumas situações. Tenho vezes que protesto e faço valer o meu ponto de vista; outras vezes, calo-me e deixo correr. Ética e profissionalmente, não será, decerto, o melhor procedimento, mas, às vezes, é, como diz o povo, estar a chover no molhado, por isso, mais vale estar quieto.
Collapse


 
Maria Teresa Borges de Almeida
Maria Teresa Borges de Almeida  Identity Verified
Portugal
Local time: 21:29
Lid 2007
Engels naar Portugees
+ ...
Já agora, um desabafo... Nov 20, 2009

Que dizer dos colegas que marcam invariavelmente as perguntas como "no-points"? Confesso que tenho grande dificuldade em perceber os motivos que presidem a tal escolha...

 
Ligia Dias Costa
Ligia Dias Costa  Identity Verified
Portugal
Local time: 21:29
Engels naar Portugees
+ ...
SITE LOCALIZER
No points Nov 20, 2009

Teresa,

Eu a essas nem respondo. Como dizia a minha avó: "Era dado e arregaçado!"


Ligia


 
Ronivaldo Silva
Ronivaldo Silva
Brazilië
Local time: 17:29
Engels naar Portugees
+ ...
Fechar a pergunta Nov 24, 2009

Gil Gonçalves Costa wrote:

Olá,

Gostaria de "ouvir" a vossa opinião sobre o seguinte assunto:

Há colegas que colocam questões mas que, invariavelmente, se esquecem de fechar a pergunta, manifestando, assim, total desprezo por quem acorreu em seu auxílio.

Gil


Bom dia Gil,

Eu gostaria de aproveitar o seu tópico pra tirar uma dúvida: quando você diz "fechar a pergunta", eu gostaria de saber se isso se refere aos agradecimentos, considerações, comentários etc.? Desculpe-me se estou sendo ignorante, na verdade sou novato.

Eu tenho sido muito bem tratado pelos tradutores desse fórum, como sou estudante e trabalho prestando serviço de tradução (escrita e consecutiva), eu tenho me deparado com muitas dificuldades, principalmente em traduções de Contratos, análises de laboratórios e outras. (exportação de polpa de Açaí)

Eu tenho aprendido muito na prática. Mas isso também me coloca na obrigação de estudar e ler - os meus tópicos são uma prova disso. Eu peço sugestões de livros, pergunto etc.

Enfim, quando eu faço uma pergunta (ask a question), após os colegas darem suas sugestões, eu deveria, o que é justo e correto, agradecer pela paciência e a ajuda que esses profissionais estão dando aos menos habilitados. Se essa é sua observação, sem dúvida estou com você, e vou me policiar mais em relação a isso.

Um abraço e bom trabalho

Rony.


 
Gil Costa
Gil Costa
Portugal
Local time: 21:29
Lid
Frans naar Portugees
+ ...
ONDERWERPSTARTER
Fechar a pergunta Nov 24, 2009

Olá, ronysalles,

Quando me refiro a "fechar a pergunta", quero dizer que o consulente deveria (deverá) seleccionar a resposta que lhe foi mais útil e atribuir-lhe os pontos que achar que lhe deve atribuir. Se, porventura, considerar que nenhuma das respostas está correcta ou, então, que nenhuma delas lhe foi útil, o que deve fazer é "fechar" a pergunta dizendo que nenhuma das resposta é aceitável.
O que eu quero mesmo dizer é que há colegas que, depois de se achare
... See more
Olá, ronysalles,

Quando me refiro a "fechar a pergunta", quero dizer que o consulente deveria (deverá) seleccionar a resposta que lhe foi mais útil e atribuir-lhe os pontos que achar que lhe deve atribuir. Se, porventura, considerar que nenhuma das respostas está correcta ou, então, que nenhuma delas lhe foi útil, o que deve fazer é "fechar" a pergunta dizendo que nenhuma das resposta é aceitável.
O que eu quero mesmo dizer é que há colegas que, depois de se acharem servidos com as dicas dos colegas, não ligam mais patavina à questão, deixando-a eternamente aberta (quando nenhuma das resposta mereceu, por variadas razões, pelo menos, dois "concordo") e privando, assim, o autor da melhor resposta dos pontos correspondentes.

Cumprimentos.

Gil
Collapse


 


To report site rules violations or get help, contact a site moderator:


You can also contact site staff by submitting a support request »

Colaboração entre membros






CafeTran Espresso
You've never met a CAT tool this clever!

Translate faster & easier, using a sophisticated CAT tool built by a translator / developer. Accept jobs from clients who use Trados, MemoQ, Wordfast & major CAT tools. Download and start using CafeTran Espresso -- for free

Buy now! »
TM-Town
Manage your TMs and Terms ... and boost your translation business

Are you ready for something fresh in the industry? TM-Town is a unique new site for you -- the freelance translator -- to store, manage and share translation memories (TMs) and glossaries...and potentially meet new clients on the basis of your prior work.

More info »